O que passou, ficou.

by - dezembro 25, 2010

Ouvindo uma famosa música de Capital Inicial é impossível não repetir inúmeras vezes dentro da própria mente: "Fui embora, mas eu nunca disse adeus". Quantas coisas a gente deixa pra trás e nunca se despede completamente? Costumo dizer que há apenas uma coisa que faz parte de nós a qual jamais podemos nos livrar: nosso passado. Por isso, acho uma tarefa bastante árdua se despedir completamente de algo, esquecer, se livrar, dizer adeus. Não é só assim. Tchau, fui. O buraco é mais embaixo. O que passa pela nossa vida tem história, e após passar por nós, passamos também fazemos parte de outra pessoa tanto quanto ela faz da gente (mesmo que muitas vezes uma das partes não queira admitir). Assim, somos marcados, carimbados, selados. Não tem como simplesmente arrancar isso de nós, não é como uma doença que se pode ficar imune, uma foto que se pode rasgar. Nosso passado é inerente à nós mesmos. E o pior é que, como disse Quintana: "Ele não reconhece seu lugar: está sempre presente".


Por isso, clichê ou não, é que eu sempre digo: o que construímos hoje deve ser alicercado sob firmes terrenos, nossas escolhas devem pautar a sabedoria e a bondade, nossos sentimentos devem passar longe dos oceanos que separam pessoas, ao contrário, eles devem ser pontes para aproximá-las. Fazendo hoje o que gostaríamos de ter amanhã é que tornaremos o ontem mais doce e mais belo de ser lembrado. Afinal, é bem mais fácil ficar de bem com seu passado quando há motivos pra se orgulhar dele.

Para resumir, eu diria que isso funciona como uma lista de chamada daquelas que a professora faz na aula. Ela diz:
- Passado?
E ele responde.
- Presente!

You May Also Like

7 comentários

  1. O final ficou até meio engraçadinho. Mas, que é verdade é... Quem dera o passado ficar no passado...
    O jeito é aprender a conviver com ele...

    ResponderExcluir
  2. Felizmente ou infelizmente não dá só pra decidir esquecer e jogar fora ou guardar em um lugar longe dos olhos! O passado faz parte da gente!

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii a lista de chamada.
    Realmente nosso passado sempre se faz presente, o meu então...as vezes até confundo o que é passado e presente rs.
    BjU

    ResponderExcluir
  4. realmente, o passado, por mais que tentamos ignorar, esta sempre presente. tem coisas que ocorreram la longe, anos e anos passados, e vem na nossa memória como se fosse ontem. Um feliz ano novo viu. abraço
    Eduardo - int de sp

    ResponderExcluir
  5. Bom te ler novamente Ana, muito feliz mesmo. Acho a sua escrita especial. Desejo a vc felicidades hoje e sempre.

    Beijos,
    G

    ResponderExcluir
  6. Exatamente o mesmo assunto do pensamento que eu acabei de postar no meu blog (: Realmente, o passado está sempre presente. Pode ser o nosso melhor amigo ou o nosso pior inimigo... tudo depende do que fazemos com o nosso presente (:

    Amei o post mocinha, pra variar (: feliz ano novo

    ResponderExcluir
  7. você pode ir embora....mas nunca saberá dizer adeus.

    http://guilg7.blogspot.com/

    vlw...

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar sua marca no meu universo.